16 de maio de 2014

2

Lolita - Vladimir Nabokov

\
Fonte da imagem: azizaspicks.blogspot.com

 Minha amiga me marcou para eu ler uma lista de livros e como já tinha ouvido muito falar no “termo” Lolita e não sabia o que significava de verdade, me interessei em ler o livro.
Lolita é um clássico da literatura estrangeira escrito por Vladimir Nabokov, que conta a história do professor Humbert, um homem de meia idade que se hospeda na casa da senhorita Haze. Humbert vê a filha dela (Dolores Haze) deitada na grama do jardim lendo uma revista e logo se encanta pela menina de apenas 12 anos. Cruzes!!!
Lo (como é chamada) percebe que ele está atraído por ela e começa a provocá-lo com brincadeiras aparentemente inocentes, mas ela não é tão bobinha como parece.
Humbert acaba por se apaixonar de vez por Lolita e então ele decide se render ao encanto que Charlotte (mãe de Lolita) tem por ele e se casam, porém ele faz isso para ficar perto da menina.
Um dia, Charlotte lê o diário do professor e descobre o amor que ele sente pela filha dela. Ele diz que é um rascunho para um romance que ele está escrevendo, mas a mulher não acredita. Então, Charlotte manda Lolita para um acampamento. Na ida para o carro, Lo volta pra casa, sobe as escadas correndo e pula nos braços de Humbert e o beija.
Charlotte sofre um acidente (atropelamento) e morre. E Humbert vai buscar Lo no acampamento. Depois disso, os dois começam uma viagem por diversos lugares dos Estados Unidos e a relação deles se torna intensa e complicada.
Eu até gostei do livro, mas não gostei do final e achei que o “amor” de Humbert por Lolita era mais uma obsessão. Ele sempre esteve consciente de que era errado gostar do jeito que ele gostava de Lolita, mas antes no começo do livro, ele esteve com algumas garotas entre 14 e 16 anos, mas foram lances rápidos. Com Lolita foi diferente, ele via nela o seu amor da adolescência, Anabel, que morreu jovem e por isso no íntimo dele ele nunca deixou de ser um “adolescente”. E acho que ele estava errado. Ele se aproveitou de Lolita assim como ela também se aproveitou dele. Não quero falar muito se não porei spoilers rsrs.
Assisti ao filme na refilmagem de 1997 e achei bem fiel ao livro.
Gostaria da opinião de vocês. Recomendo!
Beijos!

2 comentários:

  1. Eu comprei esse livro, mais ainda não li, estou com vontade de lê-lo, porém não tenho previsão.
    Gostei da resenha,
    beijos
    http;//amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Espero que goste da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Books Lover - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Letícia RFgs.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo